Venha conhecer
nosso blog!
esteja sempre antenado com todas
as novas estratégias do mercado

Soluções personalizadas: como funciona e seus principais benefícios nas operações logísticas

Contar com soluções personalizadas na logística é uma estratégia crucial para manter a competitividade dos negócios e consequentemente se destacar de maneira eficiente no mercado. Além disso, impulsiona resultados positivos tanto referente aos clientes quanto com os fornecedores, estreitando, assim, os relacionamentos. Desse modo, por meio da personalização é possível expandir o sucesso operacional e conquistar a satisfação dos seus clientes, garantindo que os mesmos retornem para realizar a contratação de novos serviços com a empresa. 

Todavia, para que consiga oferecer soluções personalizadas isso requer investimentos em tecnologia, estrutura e equipes capacitadas que possam aplicar essa estratégia adequadamente, focando especificamente nas necessidades de cada cliente.

Posto isso, a fim de compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funcionam as soluções personalizadas e quais os principais benefícios nas operações. Confira:

O que é logística personalizada?

A logística personalizada nada mais é do que o desenvolvimento de estratégias voltadas à entregar um serviço de modo que o cliente se sinta único e especial. Dado que, os clientes atuais estão cada vez mais exigentes e bem informados, logo não se contentam com serviços simples e padronizados. Com isso, desejam além do que é oferecido a todos, querem soluções que possam levar em consideração seus desejos, necessidades e anseios. 

Sendo assim, entende-se que logística personalizada é aquela que atende todos esses aspectos mencionados acima e ainda, que tem as necessidades dos clientes como foco principal. 

Como funciona a personalização na logística?

Soluções padronizadas é algo interessante e que pode funcionar, porém, estratégias diferenciadas tornam os processos mais efetivos e melhoram os resultados. Dessa maneira, a aplicação da personalização nas operações logísticas deve iniciar com um planejamento customizado, por meio das seguintes etapas:

  • Realização de um diagnóstico tático e estratégico, que tenha como objetivo a identificação de oportunidades de maneira alinhadas às estratégias dos negócios;
  • Redefinição da proposta da malha logística com intuito de minimizar os custos logísticos;
  • Criação de ações direcionadas ao gerenciamento de cargas, pensando o tipo de modal utilizado, a forma de armazenagem e de distribuição.

Ademais, certamente para que consiga personalizar as operações é preciso buscar dados e informações referente aos clientes. Exemplo disso, é a utilização de landing pages, avaliação pós-compra, pesquisa de satisfação, histórico de compras e outros. 

Em função disso, com as informações necessárias em mãos, o próximo passo é desenhar e gerenciar toda operação conforme as características do negócio do cliente, disponibilizando soluções personalizadas e inteligentes.

Vantagens das operações personalizadas

São múltiplas as vantagens da personalização na logística, os quais podemos citar:

Integração das atividades – de modo geral, a personalização integra os serviços e sistemas já existentes nas atividades logísticas, reduzindo as possibilidades de falhas e custos, além de adaptar-se mais facilmente às mudanças. 

Maior efetividade – com as soluções personalizadas aumenta a possibilidade de acerto e reduz os desperdícios de recursos e também de tempo. Isso porque, os processos são realizados conforme a necessidade do cliente.

Agrega diretamente nas escolhas dos clientes – com operações mais efetivas, assegura ao cliente que os serviços oferecidos foram feitos de forma exclusiva para ele.

Melhora o relacionamento com o cliente – esse tipo de estratégia exige que se conheça “a fundo” cada cliente. Devido a isso, aproxima a relação gestor e cliente, elevando-a para outro patamar, uma vez que a comunicação será cada vez mais humanizada e familiar.

Garante fidelização dos clientes – a partir de serviços diferenciados e customizados, garante que os clientes retornem frequentemente para novas aquisições de serviços da empresa. 

Portanto, percebe-se que a aplicação das soluções personalizadas é uma estratégia fundamental para as empresas logísticas que desejam se diferenciar da concorrência e atender adequadamente às necessidades de seus clientes. Com isso, ao disponibilizar operações mais focadas, facilita manter o crescimento de mercado, além de garantir a fidelização dos clientes. 

Dúvidas?
Entre em contato conosco