Venha conhecer
nosso blog!
esteja sempre antenado com todas
as novas estratégias do mercado

Saiba quais são os fatores que definem os prazos de entrega nas operações do transporte de cargas

Os prazos de entrega nas operações de transporte de cargas podem ser influenciados por vários aspectos que geralmente afetam a eficácia dos processos logísticos. Por isso, é de suma importância saber como definir os prazos com maior eficiência, ainda mais que este é um fator que interfere diretamente na satisfação dos clientes. Isso porque, o cumprimento dos prazos estabelecidos, assegura também a prestação de um bom serviço e se torna até mesmo uma vantagem competitiva de mercado.

Desse modo, o processo de entrega compreende a quantidade de mercadorias transportadas, a localização da distribuição e bem como do destinatário, além da característica da carga e o modal de transporte utilizado. Assim, são levados em consideração esses e outros aspectos para que seja definido o prazo corretamente.

Pensando sobre isso, quer saber quais são os fatores que definem os prazos de entrega no transporte de cargas? Confira, a seguir, os principais pontos e como funcionam. 

Distância

Certamente o primeiro ponto analisado para definir o prazo de entrega é a distância entre o ponto de origem e o destino da carga. Pois, quanto maior a distância, mais tempo será necessário para realização da entrega. Além disso, a distância também interfere em outros fatores desse processo e, devido a isso, é considerado fator principal.  

Modal utilizado

O modal utilizado seja o rodoviário, aéreo, ferroviário ou marítimo, afeta diretamente o tempo de entrega. Dado que, cada transporte possui suas particularidades, sendo alguns mais rápidos que outros, como é o caso do transporte aéreo quando comparado com o marítimo, por exemplo. 

Vale frisar que, em alguns casos, é necessário o uso de dois ou mais modais em uma mesma operação, como rodoviário e aéreo, a fim de otimizar o processo e efetuar a entrega com maior eficiência. Geralmente, a multimodalidade como é conhecido este processo, torna a entrega mais rápida.

Utilização dos veículos apropriados 

Cada estrada, mercadoria e distância percorrida normalmente demandam diferentes necessidades de veículos e bem como sua manutenção. Por esse motivo, é recomendado verificar se o que está disponível no momento é a melhor escolha para a viagem e assim garantir que ela seja cumprida ao invés de comprometida.

Velocidade Média do Transporte

Entende-se que este processo envolve muitos aspectos para definir um prazo com precisão. Por isso, com um bom planejamento e a utilização de um sistema de roteirização, é possível avaliar a velocidade máxima pelo tipo de transporte e as paradas ao longo do trajeto, os quais podem afetar a velocidade média do deslocamento. 

A qualidade da infraestrutura de cada transporte também é levado em conta. Ao analisar  estradas, ferrovias, portos e aeroportos ao longo da rota, é algo que, de certo modo, influencia a velocidade e a eficiência do transporte. Além do mais ,infraestruturas precárias podem resultar em atrasos.

Logo, a partir da devida análise sobre esses aspectos, as entregas se tornam mais ágeis ou mais lentas.

Condições Climáticas e Ambientais

As condições climáticas adversas durante o trajeto, como tempestades, neve, incêndios, chuvas intensas e neblina, podem causar atrasos nas operações de transporte de cargas. Lembrando que essas condições às vezes não são previstas, por isso, na definição do prazo de entrega é importante adicionar a possibilidade de situações adversas com intuito de evitar atrasos, antecipando-se a essas situações.

Documentação e Alfândega

Em transporte internacional, há processos alfandegários e a verificação de documentação que podem causar atrasos consideráveis no prazo. Quem atua com esse tipo de operação, também deve avaliar essa possibilidade e aumentar o prazo de entrega, para que não entregue as mercadorias depois da data estabelecida. 

Carga e Embalagem

Dependendo da natureza da carga e das embalagens utilizadas, podem afetar o tempo necessário para carregamento, descarregamento e manipulação durante o transporte. Sendo assim, esses são fatores que precisam ser avaliados e bem como inclusos no processo do tempo de entrega.

Planejamento Logístico

Ao contar com um planejamento logístico, que inclua rotas otimizadas, sequenciamento de entregas e gerenciamento de estoque, isso aumenta a eficiência do processo e ajuda na redução de atrasos e até mesmo dos custos. 

Portanto, os prazos de entrega nas operações de transporte de cargas são determinados de acordo com uma combinação de fatores logísticos, ambientais, técnicos e organizacionais. Em razão disso, uma gestão eficiente de todos esses elementos é fundamental para cumprir os prazos e consequentemente atender às expectativas dos clientes.

Dúvidas?
Entre em contato conosco